Servidoras do Ministério Público de Mato Grosso conquistaram o 1º e o 3º lugar no IdeIAthon – Maratona de Inovação com Inteligência Artificial, durante o encerramento do evento Outubro Movimente. O projeto “D.IA – A Inteligência que lê os Diários para Você” foi o campeão da disputa, e o projeto Sopro ficou com a terceira colocação. A premiação foi entregue na manhã desta sexta-feira (24), durante o encerramento do evento, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá.
A primeira iniciativa foi desenvolvida pelas servidoras do MPMT Fabiane Campos (Deplan) e Gabriela Marques (Subplan), juntamente com os servidores André Sampaio (Desenvolve MT), Felipe Galdino (TJMT) e Geovane Alves (Seplag). A outra foi elaborada pelas servidoras do MPMT Dálete Campos Mariano (Deplan) e Gabriela Teixeira Figueiredo (Subplan), em parceria com os servidores Gildson Eder Oliveira Campos (Seduc) e Andrew Miguel Siqueira Baía (Seplag).
Os projetos premiados refletem o compromisso do Ministério Público de Mato Grosso com a modernização dos serviços oferecidos à sociedade. A iniciativa “D.IA – A Inteligência que lê os Diários para Você” propõe uma solução automatizada para leitura e análise de diários oficiais, otimizando tempo e recursos. Já o projeto Sopro é uma ferramenta de inteligência artificial que, por meio de perguntar direcionadoras, ajuda servidores e cidadãos a transformar ideias em projetos de maneira simples, além de avaliar sua adequação a editais e bancos de fomento, como o Banco de Projetos, Fundos e Entidades (Bapre).
Para a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, a conquista dos servidores do MPMT reforça o protagonismo da instituição no cenário da inovação pública estadual. “Ao integrar equipes multidisciplinares e colaborar com profissionais de diferentes órgãos, os participantes demonstraram que a criatividade e o uso estratégico da tecnologia são ferramentas poderosas para transformar a gestão pública”, afirmou.
“A experiência de participar de uma imersão de inovação com o uso de IA foi muito enriquecedora! Fiquei muito feliz e surpresa por ser premiada com o primeiro lugar, dentre um espaço de troca e criatividade, que nos inspira a pensar em novas formas de servir à sociedade com eficiência e propósito”, destacou Gabriela Marques.
“O IdeIAthon foi uma verdadeira maratona, que demandou muito foco e nos exigiu, além da disposição em aprender novas ferramentas, criar e desenvolver uma solução, a habilidade de comunicação tanto para que as ideias entre os integrantes da equipe chegassem a uma convergência quanto para vender nosso projeto no pitch final. Pessoalmente, foi gratificante aplicar e compartilhar com os colegas o que apreendi da experiência no Acelera gov.MT. Compor o ranking revela que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar inovando e desenvolvendo nossa criatividade em prol do cidadão”, acrescentou Dálete Campos Mariano.
O Outubro Movimente 2025 consolidou-se como um dos principais espaços de troca de experiências, aprendizado e inspiração voltados à inovação no serviço público de Mato Grosso. Em sua quinta edição, o evento reuniu servidores, especialistas e instituições parceiras entre os dias 20 e 24 de outubro, promovendo debates, oficinas e maratonas de inovação com foco na transformação digital da administração pública. Com o tema “5 Anos de Conexões que Transformam: Inovação, Colaboração e Serviço Público para o Futuro”, a iniciativa reafirmou o compromisso do Estado com a modernização da gestão e a valorização dos servidores como protagonistas da mudança.
O encerramento do evento foi marcado por momentos de celebração, reconhecimento e inspiração. Além da premiação do IdeIAthon – Maratona de Inovação com Inteligência Artificial, a programação incluiu a palestra “A Revolução da Conexão Humana”, ministrada por Sandro Brandão (Seplag).
Fonte: Ministério Público MT – MT























